quinta-feira, 28 de julho de 2011

Degustação

Degustar Versus Beber

Sabemos como beber vinho, mas degustá-lo exige um pouco mais de reflexão. A maioria dos vinhos possui sutilezas de aroma, paladar e textura que não será possível  apreciar bebendo-o socialmente. Em bar ou restaurante, pode haver fatores ambientais que desviarão a atenção do vinho, como fumaça de cigarro e cheiros de perfumes ou então o vinho poderá estar na temperatura inadequada para poder demonstrar toda sua complexidade.
Degustar o vinho quer dizer reservar um tempo para refletir sobre o que está bebendo. Se você se conceder alguns minutos para se concentrar no vinho - observá-lo, cheirá-lo e só então prová-lo - poderá experimentar todas as suas nuanças e apreciar integralmente sua complexidade. E, ao ralentar o processo para poder saborear o que está bebendo, expandirá os seus conhecimentos e entendimentos sobre os vinhos.

São três estágios para se degustar um bom vinho:

A seqüência de degustação é usada há anos pelos entusiastas. É a maneira lógica de abordar um vinho: pela visão, olfato e paladar. Os três estágios são:

No copo É a oportunidade de observar o vinho dentro de um copo. Ao avaliar a cor e a textura do vinho, já poderá começar a fazer deduções sobre suas origens, idade e possível sabor.

No nariz Cheire o vinho para notar seus aromas e para ter uma idéia dos sabores que ainda virão.

No palato Finalmente prove o vinho para sentí-lo na boca e experimentar seus sabores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário