segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como consultar uma carta de vinhos

A maioria das cartas de vinhos está dividida em seções. Umas separam os tintos dos brancos e dos espumantes; outras os organizam por país ou regiões. Ou organizam os vinhos conforme o estilo: os mais leves antes dos mais pesados. Uma boa carta de vinhos deverá incluir:
Número do item ou do compartimento Este número pode se referir ao local de armazenagem do vinho na adega, portanto, fique à vontade para pedir o vinho por esse número, pois facilitará para o sommelier ( Sinônimo de garçom, pronuncia-se sô-mê-liê). Ele pode pedir para ver a carta novamente e anotar o número - será sua referência dentro da adega.
Nome do vinho Poderá ter o nome da uva, ou da região. Pode também se referir ao nome da vinícola ou do produtor. A identidade do produtor é importante pois é a melhor garantia de qualidade.
Safra O ano em que a uva foi colhida.
Anotações de degustação Podem ser muito úteis ao escolher que vinho combinará melhor com sua refeição. Escolha os pratos antes de escolher os vinhos.
Preço O preço do vinho está dentro de sua previsão?

Estilo da carta
Desconfie das cartas enormes, que parecem não ter sido atualizadas. É frustrante ler uma carta enorme até o fim, só para depois descobrir que o vinho que você queria não está disponível.
Uma das melhores cartas de vinhos são simples folhas de computador, que são facilmente corrigidas quando o restaurante atualizar seu estoque de vinhos. O restaurante poderá até trocar a carta conforme a estação do ano e os pratos do cardápio.  ( Le Cordon Bleu VINHOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário